Madeira News: Lighthouses of Madeira: FAROL DA PONTA DE SÃO LOURENÇO

saolourencolighthousefeb15v1

 

FAROL DA PONTA DE SÃO LOURENÇO

Continuamos hoje com a divulgação do património do concelho de Machico, publicando a fotografia do Farol da Ponta de São Lourenço, tirada pelo Vigilante da Natureza João Paulo.

Está localizado na extremidade leste da ilha, na parte mais alta do ilhéu de Fora e foi o primeiro farol a ser estabelecido na Ilha da Madeira.

A sua construção teve início em 1867 e ficou concluída em 1870. É construído em alvenaria de pedra rebocada a cal, coberto por um telhado amplo em telha de cimento pintada. A fachada, virada ao sul, tem vários vãos emoldurados em cantaria regional.

Com o objetivo de adapta- lo melhor às novas exigências funcionais, o edifício sofreu várias reparações, remodelações e ampliações. O mesmo refere-se ao caminho de acesso ao farol.

Numa das remodelações as paredes do edifício, bem como da torre, ganharam um revestimento exterior em tijolos vidrados de cor branca. Em 1983, o farol foi completamente automatizado e em 2000, o sistema então em uso foi substituído por um moderno farol rotativo de alto rendimento, que funciona a energia solar e estima-se, que tem um alcance luminoso de 20 milhas.

Hoje em dia, tal como e muitos anos atrás, serve de orientação e apoio à navegação. Em 2005, foi proposto para ser classificado como imóvel de interesse público.

source: Serviço do Parque Natural da Madeira

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s