Madeira News: Unmissables: Casa Sardinha and Ponta de São Lourenco

casasardinha11feb2015

 

CASA DO SARDINHA

Na península de São Lourenço, no fim do trilho que a percorre, existe um edifício, que tem o nome dos antigos proprietários – Casa do Sardinha.

Envolvida por palmeiros e tamargueiras, tal como se vê na fotografia de Graça Mateus, a Casa do Sardinha foi construída numa zona quase plana em meados do século XX. A presente construção em alvenaria de pedra à vista com soco e molduras de cor avermelhada. Tem cobertura de uma só água em telha de canudo.

Atualmente este edifício é um Centro de Receção aos visitantes da área protegida e serve de apoio aos Vigilantes do Parque Natural da Madeira, que zelam pela proteção dos ecossistemas ali existentes, já que a península de São Lourenço está classificada de reserva natural parcial e o ilhéu do Desembarcadouro – de reserva natural integral, sendo que toda a área terrestre integra a área protegida Parque Natural da Madeira e com a área marinha adjacente na costa norte até a profundidade de 50 metros integram a Rede Natura 2000 – rede europeia de sítios de importância comunitária.

source: Serviço Parque Natural da Madeira
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s