Paul do Mar: ‘a Cagarra, um barómetro do nosso mar’

“A Cagarra, um barómetro do nosso mar

O Cagarro, também conhecida por Cagarra ou Pardela-de-bico-amarelo (Calonectris diomedea) é uma ave marinha identificada sobretudo pelo seu chamamento peculiar e estridente, apenas possível de escutar nos Arquipélagos dos Açores, Madeira e Berlengas. No entanto, também é possível ver esta ave de passagem ao longo da costa continental.

cagarrav1

Devido à sua diversidade de ilhas, Portugal acolhe a maioria das populações desta espécie. É sobretudo por esta razão que todos nós temos que nos preocupar seriamente em evitar que o número de cagarras continue a diminuir. O seu estatuto é cada vez mais preocupante, prevendo-se que possa entrar em estatuto de perigo a médio prazo se subsistir a actual tendência populacional.

O decréscimo do número de cagarras e outras aves marinhas, demonstra bem a grave situação dos nossos Oceanos. Até à data a SPEA já definiu as Áreas Importantes para as Aves na nossa costa e prevê-se que algumas destas venham a ter protecção legal nos próximos meses. Esta situação apenas foi possível devido à recolha de dados nos últimos anos acerca dos locais onde as aves marinhas se alimentam e nidificam. A Cagarra foi a ave que mais ajudou na recolha destes dados.

Os cagarros estão online! Visite o site http://cagarro.spea.pt/ e acompanhe as aventuras do pequeno cagarro, que já nascei no passado dia 25 de julho.

Como distingo uma Cagarra?

Esta ave distingue-se pelo seu bico amarelo, dorso acastanhado e ventre branco. O seu chamamento é muito característico e está na origem do seu nome. Este pode ser escutado durante a noite, quando as cagarras regressam aos seus ninhos em terra, por exemplo, na Ilha da Berlenga.

As Cagarras podem viver cerca de 50 anos. Entre os cinco a oito anos de vida regressam a terra apenas para nidificar no mesmo local onde nasceram, passando, assim, praticamente toda a sua vida no mar.

Esta espécie alimenta-se essencialmente de peixes, cefalópodes e crustáceos.”

source: http://www.spea.pt/pt/participar/campanhas/ave-do-ano-2011-cagarra/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s